quinta-feira, 24 de março de 2011

9º ANO – PABLO NERUDA


Durante as aulas de Espanhol, os alunos do 9º ano conheceram a vida e a obra do poeta chileno ganhador do prêmio Nobel, Pablo Neruda.










POEMA - A ALEGRIA
Oda a la alegría
Pablo Neruda

Alegría
hoja verde
caída en la ventana,
minúscula
claridad
recién nacida,
elefante sonoro,
deslumbrante
moneda,
a veces
ráfaga quebradiza,
pero
más bien
pan permanente,
esperanza cumplida,
deber desarrollado.
Como la tierra
eres
necesaria.

Como el fuego
sustentas
los hogares.

Como el pan
eres pura

Como el agua de un río
eres sonora.

Como una abeja
repartes miel volando.


  Após a leitura da poesia Ode à alegria, os  alunos confeccionaram cartazes em língua espanhola e portuguesa, relacionando os versos às imagens com o objetivo de representar o sentimento expressado pelo poema.



Hoy, alegría,
encontrada en la calle,
lejos de todo libro,
acompáñame:
contigo
quiero ir de casa en casa,
quiero ir de pueblo en pueblo,
de bandera en bandera.
No eres para mí solo.

Contigo por el mundo!
Con mi canto!
Con el vuelo entreabierto
de la estrella,
y con el regocijo
de la espuma!

Voy a cumplir con todos
porque debo
a todos mi alegría.

No se sorprenda nadie porque quiero
entregar a los hombres
los dones de la tierra,
porque aprendí luchando
que es mi deber terrestre
propagar la alegría.
Y cumplo mi destino con mi canto.




















































   


Cartazes confeccionados pelos alunos


Alegria folha verde caída na janela
minúscula claridade recém-nascida
elefante sonoro, 

deslumbrante moeda
às vezes rajada frágil
mas bem mais  permanente
 esperança cumprida, dever realizado.

Como a terra tu és necessária.
Como o fogo dá sustento aos lares.
Como o pão tu és pura.


Como a água do rio tu és sonora.
Como uma abelha tu distribui mel voando.
Hoje, alegria, encontrada na rua,









longe de qualquer livro, acompanhe-me:
com você quero ir em casa,
quero ir de cidade em cidade,




de bandeira em bandeira.
Não és só minha
Contigo pelo mundo!
com meu canto!



Como o voo entreaberto da estrela,
e com o regozijo da espuma!
Vou cumprir com todos porque devo
 a todos a minha alegria


Não se surpreenda porque quero entregar
aos homens os dons da terra,
porque eu aprendi lutando que é meu dever terrestre
propagar a alegria.
Eu cumpro meu destino com meu canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário