A Radiação Dentro de Casa
Os japoneses sempre tiveram orgulho de beber água diretamente das torneiras, porém, esse hábito (como tantos outros) foi alterado pela sequência de terremotos que atingiu o país no dia 11/03. Após o acidente nuclear foi recomendado à população não dar água da torneira aos menores de um ano de idade, acredita-se que a contaminação tenha acontecido através dos rios vindos da região norte, ou até mesmo pelo vento que pode ter trazido o ar radioativo até Tóquio.
Alguns especialistas dizem, sob sua ótica fria, que não há motivo para preocupação. A análise da água do sistema de abastecimento público de Tóquio mostrou um valor radioativo duas vezes maior que o aceito para a ingestão de água por crianças, mas é menor que o limite aceito por adultos.
Embora a maioria da população japonesa tenha como maior preocupação sua própria casa, os problemas continuam na usina de Fukushima. Se preocupar com a água e a comida é um cuidado totalmente compreensível, mas o trabalho de reconstrução das cidades e o esforço de controlar a situação na usina são problemas bem maiores para o futuro próximo do Japão.
Fonte: Revista Época, nº 671, 28 de março de 2011, p. 80 e 81.
Nenhum comentário:
Postar um comentário